Ile àguas de osálá

O amanhecer não vem despertar um homem duas vezes...(provérbio yoruba).

Não ajudar uma pessoa em angústia é matar seu coração... (provérbio yoruba)

O homen branco é pai dos comerciantes,e quem só tem dinheiro é o pai da desgraça...
(provérbio yorubá)

domingo, 6 de setembro de 2009

Orixá Ogum nação cabinda

Ogum é um orixá guerreiro diz a lenda que Ogum trabalhava com ferro e metais fabricava sua própias armas de combate ele vivia com Oya sua esposa ,antes de ser esposa de Xango,um belo dia Ogum deu a Oya uma vara de ferro igual a que ele tinha ,vara esta cujo o poder era de transformar os homens em sete partes e as mulheres em nove partes caso se tocassem em uma briga.

Xango gostava de observar Ogum trabalhando ,mas sempre lançava olhares para oya que por sua vez retribuía.
Xango era muito elegante e galanteador e acabou por conquistando o coração de Oya,e como era de se esperar os dois fugiram,Ogum ficou irado e decidio percegui-los quando encontrou os fugitivos,Ogum lançou sua vara encantada e Oya fez o mesmo para se defender, as duas varas se tocaram ao mesmo tempo,e Ogum foi dividido em sete partes e Oya em nove .
Ogum por ser um oríxá guerreiro e muito trabalhor auxilia a quem esta desempregado,e tambem é chamado para atender os que se encontram aflitos por algum embate na vida que tenha que vencer.
Ogum é um Orixá de estrema importancia nos cultos por ser dono do Obé(faca),sem a proteção e licença de Ogum os rituas  não acontecem dentro do ilê.
É o segundo orixá a ser saudado no culto.
Na nação cabinda cultuamos:
Ogum Avagã este tem sua moradia na rua junto com Bará lodê.
Ogum Onirê
Ogum Adiolá
Ogum Olobedé
Os filhos de Ogum podem ser um pouco arrogântes e do tipo o dono da verdade , mas tambem são trabalhadores e prestativos ,não costumam se prender em bens materiais e roupas finas.
Cor: vermelho e verde
dia da semana: quinta-feira
saudação: Ogunhê patakorê!

3 comentários:

  1. Olá, procurava no dia de hoje algo mais interessante pra colocar no meu blog sobre Pai Ogun, o seu aparece em primeira mão e gostei, vou visita-lo sempre!
    abraços e axé!

    ResponderExcluir
  2. Ola, nasci numa quinta-feira ao meio dia e meia, gostaria de saber qual meu orixa "ogun" ou "oya" agradeço.

    ResponderExcluir