Ile àguas de osálá

O amanhecer não vem despertar um homem duas vezes...(provérbio yoruba).

Não ajudar uma pessoa em angústia é matar seu coração... (provérbio yoruba)

O homen branco é pai dos comerciantes,e quem só tem dinheiro é o pai da desgraça...
(provérbio yorubá)

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Balança batuque RS

Entre muitas dúvidas e receios na hora de responder sobre a balança (ritual realizado no batuque onde apenas prontos participam),em conversas com yalorisás e babalorisás concluique seria viável pesquisar sobre teses,teorias e costumes lembrando sempre que dentro de nossa herança religiosa a certa carência de documentos visto que nossos fundamentos forão passados através do tradicional boca em boca de pai para filho,também muito se perdeu mas nossa essência espiritual e sanguínea jamais se perderá...ops já estou "filosofando", bom continuando não podemos culpar nosso antepassados nem dizer que houve falta de conhecimento porque existe registros por volta dos anos 1940 á 1980 que o batuque era um modismo e todas religiões relacionadas com sobre natural, eram super lotadas então cada babalorisá era responsável por cerca de 100 á 5.000 filhos de santo, mais clientes já pensou controlar e ensinar todas essas "cabeças"? certo que é missão quase impossível sem impressoras,sem microfone em fim pouca tecnologia ,assim perdemos muito porém seguimos ,então foi buscando informações completas e aceitáveis para a balança,que resolvi reunir essas informaçoes dentre elas a quem diga que a balança é um ritual realizado para chamar os orixás ,eu cinceramente não posso concordar com isso de geito nenhum, não sou a dona da verdade afinal a verdade quem possui são os orixás ,apenas estudo e busco e qualquer que seja a explicação tem que no mínimo fazer sentido ,então é óbvio que não faz sentido chamar orixás para a ocupação como sabemos orixás raramente nescem (se manifestam pela primeira vez),em uma balança e sim na obrigação de corte,os orixás não precisam ser invocados no meio de um batuque porque se tem balança tem obrigação de quatro pés,tão logo quanto orixás assentados no quarto de santo porque então seria preciso invoca-los no ritual de balança?
Outras informações que recebi é que a balança seria um medidor da obrigação ou seja se correr tudo bem na obrigação ocorre tudo bem na balança com as manifestações dos orisás ,tambem que a balança é um ritual de equilíbrio para equilibrar as energias presentes no ambiente que ocorre o batuque.
Agora vamos seguir falando de minhas pesquisas,e tambem baseados em informações de um grande amigo pessoal Antônio formado em teologia e foi padre por anos convertendo-se mais tarde para o africanismo,nagô ou batuque como prefirirem,notou-se que nosso batuque é rico,sendo muito semelhante aos rituais praticados na africa,alguns fatores que determinam nossa riqueza é que o RS foi um dos últimos estados a receber os escravos vindos diretamente da africa desmbarcando principalmente em Pelotas/rs,entre nosso fundamento temos o Emissò Kássum,a integração universal entre natureza e divindades,atravéz de um ritual .Existe tambem a lenda de que se balança estourar ou seja se alguem soltar as mãos no ritual algo terrível acontecerá com alguns dos presentes até mesmo a morte,então toda comunidade nagô sabe disso,mas porque?
Bom, existe relatos  eu mesma ouvi certa vez contada por minha avó carnal e minha yalorisá Aracy de Ogum que houve uma vez o fato  da balança se soltar e não havia orisá presente após a soltura o alabê atirou o alujá e o orisá sángo manifestou-se redobrou o alujá e após anunciou a partida se seu filho que por sua vez era o babalorisá da casa,e assim ocorreu ,após a morte ainda houve muita briga e desavença pondo um fim nos trabalhos daquele ilê, verdade ou não eu acredito mesmo não estando presente.
Então vamos falar mais sobre este conceito de estourar a balança a princípio sendo a balança um julgamento e o Orisá Sángo com certeza é o orixá que corresponde a balança e não é porque ele tem sincretismo com são miguel como já ouvi por aí e nem devia comentar para não confundir meus leitores,o Orisá Sángo como ancestral em muitos itãns(lendas iorubás),consta que foi um grande rei ,e como todo rei deve julgar conforme seus critérios ,então porque balança?  
Existia um ritual africano que era realizado na rua ao ar livre que seu nome correto é aará ijó que denomina-se dança do raio,onde os participantes prontos faziam uma roda de mãos dadas e pediam a Sángo que lançasse um raio que passaria pelos seus corpos, para que provassem que com fé e poder, unidos o raio não acertaria a nenhum dos participantes ,porém se soltasse as mãos o último da fila seria atingido pela descarga e morto pelo raio,então caros leitores resta no saber o que significa EMISSÓ KASSÚN que ainda estou a procura de seu significado já que assim ouvimos dos alabès,todos orín são de dificel tradução,encontrei uma tradução que explicaria o fato aará ijó acima citado;

Elìjó gòdó a k'àrá wó  a ní sé wo a ní seí wo
senho da dança do tambor ,nós recolhemos a queda do raio,temos que faze-lo cair,devemos fazer que caia.

àdé wo wo
coroa,caia,caia (ou entre,entre)

a ní sé wo aní séi wo
nós temos que fazer cair (ou entrar)

a ní sé wo  parìwó
temos que fazer cair, um grito ensurdecedor (trovão?)

a ní sé wo abà oró
temos que fazer cair uma porção do espírito

Então minha pesquisa não acaba por aqui não,estou a espera de novas informações que logo serão postadas.

Àdimó!
àsé  yalorisá Magda de Osúm Epòndá.

2 comentários:

  1. Eu não sei porque que os ditos "batuqueiros", não perguntam essas coisas para os seus Orixás. Será que é de medo de nem o Orixá saber?

    ResponderExcluir
  2. João Franco

    Devemos sempre lembrar, que o Batuque, o Candomblé, o Tambor de Mina e o Xangô são cultos iniciáticos. E como tal, muito do seu conhecimento esotérico deve ser exclusivamente compartilhado com iniciados.

    Apesar da grande vulgarização desse conhecimento, engana-se quem acha que tudo pode ser encontrado na internet.
    Primeiro, quem realmente sabe não fala. E quando fala, escolhe um grupo muito reduzido e seleto de iniciados, para compartilhar uma parte do seu saber.

    E os orixás falam explicando muitas coisas sim, mas para quem de direito. Ou você acha mesmo que a formação de todos esses cultos afro-brasileiros, não teve a participação direta dos orixás. A umbanda não teve a intervenção do Caboclo das Sete Encruzilhadas ?

    ResponderExcluir