Ile àguas de osálá

O amanhecer não vem despertar um homem duas vezes...(provérbio yoruba).

Não ajudar uma pessoa em angústia é matar seu coração... (provérbio yoruba)

O homen branco é pai dos comerciantes,e quem só tem dinheiro é o pai da desgraça...
(provérbio yorubá)

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Umbanda


Adicionar legenda
Na umbanda cultuamos caboclos,pretos velhos e erês que são conhecidos e sincretizados principalmente no RS como São Cosme e São Damião,sendo que são exclusivamente da igreja católica portanto na umbanda são erês ou curumins.
O que são caboclos ,pretos velhos e erês?
Todas as divindades na umbanda,são como no espiritismo,até porque temos alguns estudos sobre a origem da umbanda que se deu através do espiritismo por Zélio Fernandino de Morais em 1908 nasceu o caboclo 7 encruzilhadas,portanto são espíritos que viveram aqui na Terra mais própiamente no Brasil,cada qual possui seu nome próprio porém seus nomes forão associados aos nomes de Orixás conforme suas características.Ex:Ogum ,Xango,yansá,yemanja,oxum etc.
Para entendermos melhor vamos comparar o catolicismo,que tem o Santo Expedito,Santa Rita de Cassia que viveram ,morreram e continuaram atendendo a comunidade e alguns milagres forão atribuídos a eles ,bem como o Vaticano possuía e possui muita riqueza e organização esses santos forão canonizados,então na umbanda nossos guias passaram por um processo parecido porém no plano astral,e criou -se falanges de jurema ,xango ,yansã ,etc,mas cada um como já foi dito antes tem seu nome próprio e também sua características,ao chegar,falar,dar passe,até forão grandes sábios,mestres,curandeiros que um dia habitaram nosso Brasil,portanto nossos ancestrais.
Os ensinamentos da umbanda são passados oralmente e pode variar de casa para casa dependendo da doutrina ,então ao falar em umbanda sabemos que estmos falando em caboclos,índios ,escravos trazidos da Africa ou nascidos aqui no Brasil;portanto caboclo não é Orixá,os Orixás vieram para o Brasil,porém teve sua origem na Africa,ja a umbanda teve sua origem no Brasil e se difere totalmente caboclos não ganham cabeça (orí),podendo na umbanda háver a incorporação de mais de um caboclo em cada médium.
,Mas estudar e falar sobre orixás fica para a próxima postagem.
A umbanda tem seus princípios básicos:
                                                       Fé : ter fé ,sentir fé em seu próprio caboclo e no de cada um dos seus irmãos de fé e no chefe do seu terreiro.
                                                      Humildade:ter paciência e humildade na hora de ouvir os ensinamentos da umbanda,saber que não existe caboclo melhor,ou maior todos tem a mesma força mas cada qual para uma área especificamente,a mesma energia.
                                                      Respeito:saber como comprimentar os caboclos ,bater cabeça em sinal de entrega e respeito com o guia chefe,levantar -se esfregar as mão com um salve ou sarava.
O ato de esfregar as mãos palma com palma é usado para purificação ,canalização de energias sendo que nas mãos encontra-se os pontos vitais do nosso corpo ,também é usado para afastar maus pensamentos e concentração.
                                                     Sabedoria: Talvez esse seja uma das mais importantes  das doutrinas dentro da religião porque é o que todos nós devemos buscar sempre ,então temos a hora de ouvir e de falar ,e questionar.
                                                   Caridade: essa doutrina por muitos esquecida e sem dúvida a mais importante e também o que diferencia a umbanda das nações e quimbanda ,porque na umbanda os guias vem para fazer a caridade ,dar passe uma palavra de conforto então os trabalhos na umbanda jamais devem ser cobrados não existe trocas na umbanda é caridade em todos os sentidos da palavra.

 No ilê águas de oxalá nós cultuamos a Umbanda de caboclos e pretos velhos ,onde não corte (axôro),ou matança de animais em hipótese alguma dentro da umbanda são usados elementos naturais ,ervas ,águas,perfume ,incenso etc.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo belo trabalho
    Visite-nos em www.mundoaruanda.com
    Em nosso portal vc terá: artigos,notícias, vídeos, chat
    (muitas pessoas têm tirado dúvidas lá, além de bater um papo agradável)
    e música. Sim, música! A nossa rádio "Ao Som dos Orixás", toca 24 hs por
    dia, sem parar.
    Venha nos visitar e confira!Deixe um recadinho em nosso mural!Divulgue para os teus amigos, pode ser???
    Vc me permitiria postar esse artigo em meu portal?
    Abraço fraterno

    Mara

    mara@mundoaruanda.com
    www.mundoaruanda.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado,já visitei,gostei e me inscrevi e sobre o artigo sem problema pode utilizar mas não esqueça dos devidos créditos ok?
    obrigado e um bom axé!

    ResponderExcluir