Ile àguas de osálá

O amanhecer não vem despertar um homem duas vezes...(provérbio yoruba).

Não ajudar uma pessoa em angústia é matar seu coração... (provérbio yoruba)

O homen branco é pai dos comerciantes,e quem só tem dinheiro é o pai da desgraça...
(provérbio yorubá)

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Henrique da Oxum consciência e responsabilidade (junho-1978)

foto e texto extraídos da revista "batuque"publicada em1978
Henrique Fraga ,o Henrique da Oxum como é conhecido foi criado no kardecismo.Mais tarde ,por motivo de doença,ingressou na casa de Palmira Torres dos Santos, a Palmira da Oxum, passando assim para o africanismo.
Com sete anos de idade Henrique era pronto, desde então 41 anos se passaram.
Teve seu primeiro filho de santo aos 14 anos apenas, na pessoa de Ana Rolina Gomes ,a Carola da Oxum, de quem sempre fala com muito carinho,o carinho de um pai . Hoje perto de cinco mil filhos de santo, espalhados pelos quatro cantos do Brasil,seguem os mesmos passos de Carola, conduzidos pelo pai Henrique, entre eles : Ernani do Xango, Manoca do Xapana, Sueli da Oxum , Ercia da Oxum, Heloísa da Yemanjá, Mário da Oxum, Luíz Roberto da Oxum e Marina da Oyá.
Henrique, que é um homem maduro, conhece a religião e sabe que um dos pontos negativos que mais a prejudicam é a irresponsabilidade de alguns, que não encaram com seriedade a sua missão.E o resultado são trabalhos mal feitos que as vezes pioram a situação de pessoas que a eles recorrem, na esperança de melhorar de vida, e consequentemente enfraquecimento da própria religião.
Por isso a preocupação de Henrique é acompanhar seus filhos em todas as fases de seu aprendizado.
"Meus filhos aprendem comigo a jogar búzios,ao meu lado..."
Somente lhes é dada autoridade depois de conhecerem tudo sobre o culto africano,desde as pequenas coisas até as grandes porque tudo é importante.A comidas as ervas dos orixás,as ervas para a cabeça,achés de faca e búzios,Ebós,tudo enfim é minuciosamente ensinado a seus filhos,que depois são testados,para a certeza de um trabalho bem feito.
Apesar de seu rigorismo, o que prova um elevado senso de responsabilidade,Henrique tem muitos amigos, gente como :Idalino do Ogum,Tonho do Oxalá, De Lurdes de Oyá, Vinícios do Oxalá, Luiz do Bará (seu compadre de religião), Olmira do Xangô e Osvaldo Nascimento (sapata d`Ogum).Isto sem esquecer dos já falecidos que conquistaram um lugar permanente entre seus amigos ,e a quem sempre respeitou e até hoje admira : Maria do Bará, Bispo de Ogum, Alfredo Sarará(Sarará de Ogum),Mãe Apolinária, Mãe Tinancia do Oxalá, Mãe Esperança da Yansá e mãe Otília do Ossanhe.
Também recebe visitantes de fora do pais."falando em América do sul ,diz ele, os povos que mais procuram o culto Africano são os uruguaios e argentinos.Os Paraguaios também, se bem que em menor escala.
Abordando o assunto "culto africano nos dias de hoje"ele afirma que a procura as casas de religião vem aumentando gradativamente , de ano para ano, não só por uma questão de modismo, mas também por necessidade: "atualmente todos passam por uma fase de retração ,inclusive os grandes industriais e isso faz com que certas pessoas procurem o culto africano as soluções para seus problemas.
Acredito  também estar havendo um certo descrédito, atualmente , no catolicismo, pois a Igreja intromete-se inclusive na política perdendo um tempo precioso que poderia ser melhor aproveitado para um maior fortalecimento da própria igreja católica".
Quando lhe perguntamos o que deveria ser feito para melhorar o culto africano, foi taxativo: "acho que ao invés de criticarem os irmãos de religião, como fazem alguns, valendo-se inclusive de veículos de comunicação, deveriam sim , organizar congressos, palestras e encontros onde os pai de santo pudessem discutir ,apontar os problemas e encontrar soluções".
E continua: " acredito que esta revista preenche uma grande lacuna em nosso meio, pois até o momento não tínhamos nada que nos auxiliasse na divulgação de nossa religião, exetuando a televisão, que esporadicamente faz alguma cobertura, sobre uma festa ou algum fato curioso, mas de alguma forma supre as nossas necessidades".
(Texto extraído da revista Batuque junho de 1978.

7 comentários:

  1. não posso falar nada não,eu e minhas colegas só pegamos as fotos para um trabalho que não está vamos com a mínima vontade de fazer!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Saudades do vô Henrique Vagner d xapan

    ResponderExcluir
  3. Tenho orgulho de continuar sendo seu filho (agora liberado)desde 1973,quando em 15de Julho,junto com o Ebó de aniversário de vasilha da Mãe Oxum Pandá Bomi-Olobomi,fui consagrado com o apronte e assentamento de meu Orixá. Que descanses em paz,meu querido e sempre lembrado Babá Henrique Cassemiro da Roxa Fraga.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou da bacia do Herique.Muito me orgulho.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de achar a revista para ler toda entrevista

    ResponderExcluir