Ile àguas de osálá

O amanhecer não vem despertar um homem duas vezes...(provérbio yoruba).

Não ajudar uma pessoa em angústia é matar seu coração... (provérbio yoruba)

O homen branco é pai dos comerciantes,e quem só tem dinheiro é o pai da desgraça...
(provérbio yorubá)

domingo, 18 de janeiro de 2009

Criação

Conta a lenda: tudo começou com Olorum(céu) um ser iluminado tendo força em potencial que não podemos imaginar criou o céu e a terra que no inicio era uma coisa só e por sua vez criou a natureza.Contam as lendas que a Oxalá, primeiro filho de Olorum, foi confiada a tarefa de criar o mundo em que vivemos.
Para a criação, Olorum deu a Oxalá um punhado de terra dentro de um caracol, um camaleão e uma galinha para que executasse sua missão.
Mas Oxalá deveria fazer oferenda aos exus antes, mas por sua vez sua teimosia e quizila com exu, não permitiu que ele fizesse as oferendas , então exu por sua vez prometeu-lhe vingança, e deixou Oxalá com uma terrível sede.
Para acabar com a sede Oxalá bebeu da seiva de uma palmeira que acabou embriagado , esquecendo assim da missão qual foi destinado,Odudua seu irmão mais novo percebendo a situação tomou o seu lugar criando o mundo.Quando Oxalá voltou a si , percebeu o ocorrido e ficou inconformado,correu e foi contar para Olorum o que tinha acontecido.
Então, o pai supremo para consolá-lo, deu lhe a missão de criar o homem. Foi o que ele fez: modelou os corpos em argila e assoprou neles o ar da vida.
No entanto, às vezes, ele era trapaceado por exu que por sua vez colocava seiva da palmeira aonde deveria ter mel para Oxalá beber e se embriagar com a seiva, mas mesmo assim oxalá continuou seu trabalho.
Com isso, acabou fazendo figurar deformadas ou as retirava do forno antes do tempo. Por esse motivo, todas as pessoas com defeitos físicos contam com sua proteção. Após a criação dos seres humanos diz a lenda que os orixas e pessoas viviam todos em paz no mesmo mundo porém os orixas tinham inocência pureza e os seres humanos começaram a desenvolver uma personalidade diferente ,então olorum decidiu separar o céu e a terra,essa decisão fez com que Oxum ficasse aprenssiva porque ela gostava da vida na Terra e seus habitantes,Oxum muito matreira antes que olorum fiszesse a separação ela reunio 8 mulheres colocou trunfa e deu a elas um banho de mieró e aconselhou que elas tomassem,Assim ela preparou os humanos para serem possuidos por orixás.
oxalá obocum , o jovem brincalhão, sensual e idealista, ou Oxalufã, o velho calmo e experiente - Oxalá é o pai sábio e sereno, conselheiro nas horas difíceis.
Generoso, incapaz de julgamentos apressados. Ele evoca tranquilidade e silêncio, pois não suporta barulho, disputas e violência.Olorum não tem forma é um ser supremo portanto não ocupa um corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário