Ile àguas de osálá

O amanhecer não vem despertar um homem duas vezes...(provérbio yoruba).

Não ajudar uma pessoa em angústia é matar seu coração... (provérbio yoruba)

O homen branco é pai dos comerciantes,e quem só tem dinheiro é o pai da desgraça...
(provérbio yorubá)

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

UMBANDA



Existe varios estudos a respeito do inicio da umbanda ,alguns destes afirmam que sua origem foi nas senzalas quando os escravos estavam cultuando os orixas ,houve que um preto velho se apresentou como um velho escravo sábio em primeiro momento os participantes do culto acharam que se tratava de um egun ou egungum ,mas logo notaram as características de um espirito de luz que vinha trazer dogmas , fundamentos e conforto pra o povo negro.


Há tambem um relato que afirma que a umbanda surgio em 15 de novembro de 1908 através de um rapaz que se chamava Zélio que teve manisfestado o cabloco das 7 encrizilhadas o qual fez muitas caridades durante sua passagem aqui na terra.


No ilê aguas de oxala,temos como cacique a mãe jurema que manifesta no babalorixá alberto,e a mãe aurora que se manifesta na yalorixá magda gonçalves,na umbanda se pratica caridade ,não se realiza sacrífio com animais,os trabalhos de cruzamento e batisado são feitos com ervas .








Segue alguns pontos cantados de cablocos:


Mata:

tem caçador na beira do caminho
tem caçador na beira do caminho
mas não me mate essa coral na estrada ela abandou sua choupana foi no romper da madrugada
não tenho pai não tenho mãe mas tenho guia a jibóia me criou na folha que dormia...

jurema:
jurema ô jureminha na mata tu é rainha
filha de tupinambá
saia da mata jurema saia da mata jurema
e venha trabalhar

guarani:
guarani,guarani eu mandei te chamar
guarani ,guarani,eu mandei te chamar
nessa ceara sagrada guarani vem trabalhar

ogum
pisa na linha de umbanda que eu quero vêr ogum sete ondas
pisa na linha de umbanda que eu quero vêr ogum beira mar
pisa na linha de umbanda que eu quero vêr ogum iara ogum mejê
ogum iara ,ogum mejê...
pai ogum beira mar o que me trouxe do mar
pai ogum beira mar o que me trouxe do mar
ele vem girando,vem sobre a areia na mão direta ele traz a guia da mãe sereia...

iansã
sarava iansã dos cabelos loiros no mar tem agua na sua terra tem ouro
ererere ô iansã ererea
sarava iansã e a rainha do mar

xango
lá no alto daquela predreira tem uma machada que é de xango
mandai mandai senhor do fogo meu pai sua machada meu pai lá no congá...
xango caô deixa essa pedreira ai
xango caô deixa essa predreira ai
a umbanda ta te chamando deixa essa pedreira aí...

oxum ondinas
oxum,oxum ,oxum eu vim aqui pedir a sua benção
oxum capa amarela abre caminhos para todos filhos seus
oxum capa amarela abre caminho para todos filhos seus....

yemanja sereias
yemanja minha yemanja ,yemanja vamos sarava
é lá no mar quem anda de canoa passarinho voa
quem manda lá no mar? é yemanja
e a rainha lá do mar?é yemanja
e a sereia lá do mar?é yemanja
vou levar flores pro mar pra yemanja...

oxala
oxala meu pai tem pena de nós tem dó
se as voltas do mundo são grandes seu poderes são maior...
bentito e louvado seja o nome de pai oxala
e leva pra ondas do mar o yemanja os pedidos dos filhos de oxala.










Nenhum comentário:

Postar um comentário